Schaeffler Automotive Aftermarket Brasil

 
 
 
 
 
 
História

1958-1999

 
 

1958

Em agosto, os irmãos Wilhelm Schaeffler e Georg Schaeffler fundam a Rolamentos Schaeffler do Brasil em Santo Amaro. Foi um momento propício para investimentos na área automobilística, pois grandes empresas deste ramo, como Volkswagen, Mercedes-Benz, DKW (Audi), General Motors e Ford já possuíam filiais no País e algumas iniciavam a construção de suas fábricas.

 

1975

É fundada a LuK do Brasil, que inicia as operações em São Paulo, em um galpão da Rolamentos Schaeffler. Com peças importadas da matriz, em Bühl (Alemanha), são montados os primeiros platôs e discos de embreagens para o Passat, da Volkswagen.

 

1997

Criada a Divisão Aftermarket Service – LuK do Brasil, que entra oficialmente em operação em 2 de janeiro. As atividades relacionadas ao mercado de reposição passam a ser atribuição exclusiva da nova divisão, sob a presidência de Maurício E. Barbalho.

 

1997/98

Criada a rede de aplicação de embreagens com ênfase para a excelência do serviço prestado: o Service Center Recomendado. A rede é composta por oficinas mecânicas já estabelecidas, com mecânicos homologados pela ASE - Automotive Service Excellence. Estas oficinas passam a ter prioridade de atenção na Assistência Técnica da LuK, mantendo um vínculo muito forte com a indústria. Além disso, recebem em primeira mão todos os prospectos, literatura da indústria e treinamentos realizados pela LuK.

 

1999

Integração em 100% da LuK como empresa do Grupo Schaeffler.

 

1999

A LuK foi apontada como a marca de embreagem mais lembrada do Brasil na pesquisa Autop of Mind, idealizada pela Revista Mais Automotive – uma publicação da Editora Novo Meio, especializada no setor automotivo. Na categoria de embreagens, a LuK venceu as pesquisas realizadas junto aos dois públicos entrevistados: tanto os reparadores de veículos como os proprietários de automóveis.

 

1999

É inaugurada a LuK Argentina. O Grupo decidiu abrir esta filial por visualizar no Mercosul uma oportunidade de ampliar seus negócios na Argentina. Com a nova filial, a LuK pretende estreitar ainda mais as relações na Argentina, promover contatos que abram portas para novos negócios e prestar um melhor atendimento a seus clientes, tanto montadoras como o mercado de reposição.