Schaeffler Automotive Aftermarket Brasil

 
 
 
 
 
 
História

2000-2004

 
 

2000

Ao completar 25 anos, a LuK do Brasil cresceu e se transformou em líder do mercado de embreagens, oferecendo aos seus clientes tecnologia de ponta, como a Embreagem Eletrônica (EKM/ASG), o Platô de Embreagem Autoajustável (SAC), o Volante de Dupla Massa, os Sistemas Hidráulicos e Semi-hidráulicos de Acionamento e as Bombas Hidráulicas, únicos no País.

 

2001

LuK ingressa no mercado de embreagens para caminhões extrapesados com motores superiores a 300 cavalos. Desenvolvidas em Sorocaba, essas embreagens serão destinadas aos caminhões Volvo e Scania. Com esses lançamentos, a LuK complementa sua linha de embreagens de veículos pesados, uma vez que anteriormente fabricava embreagens com até 420mm de diâmetro, agora passa fabricar com 43º mm de diâmetro. As novas embreagens são do tipo conhecido por “pull-type”, e se diferenciam das “push-type” pelo fato de que quando o motorista aperta o pedal de embreagem, o garfo puxa a mola do platô, ao invés de empurrá-la. As novas embreagens serão comercializadas pela rede de distribuição de todo o País e exportadas para a América do Sul, Alemanha e outras localidades onde a LuK opera no mundo.

 

2002

AS (Automotive Service) foi fundado em Langen na Alemanha, em 1976, em virtude da necessidade constatada pelo Grupo LuK de criar uma estrutura específica para atender o mercado de reposição independente e oferecer exclusivamente produtos com qualidade de peça original no mercado. A partir daí, a atuação do Aftermarket Service se estendeu para todo o mundo, passando a somar 20 unidades estabelecidas em 13 países, dentre os quais, o Brasil, no ano de 2002. O Aftermarket comercializa, principalmente, embreagens para automóveis, ônibus e tratores, volantes bimassa, além de componentes para o sistema de acionamento de embreagem, como atuadores e cilindros hidráulicos. Também fornece peças para o motor de veículos, como as polias tensoras e tuchos hidráulicos, com a qualidade de peça original da INA, assim como as bombas de direção hidráulica da LuK Hidráulica. O AS também disponibiliza aos distribuidores uma ampla gama de serviços, que compreendem assistência técnica, treinamento para aplicadores de embreagem, suporte para operação de marketing, logística, organização, consultoria e comunicação.

 

2002

LuK do Brasil recebe da Revista Mais Automotive o prêmio “Autop of Mind”, por ser a marca de embreagem mais lembrada e mais conhecida no Brasil, tanto por reparadores de veículos, como pelos proprietários de automóveis. Estes resultados são o reconhecimento dos serviços de assistência técnica, garantia e atendimento ao consumidor prestados pela LuK Embreagens.

 

2002

A Divisão Aftermarket Service ganha um novo nome e logotipo: LuK-Aftermarket Service. A aliança abrange todas as divisões AS do Grupo LuK e tem por objetivo adaptar a empresa à nova tendência mundial, aproveitando melhor a força da marca. Com o novo nome, a Divisão passa a explorar e usufruir da tradição e do poder de memorização da marca LuK na divulgação de seus produtos e serviços ao mercado de reposição independente – distribuidoras, revendedores, lojas e oficinas mecânicas. Além de seus produtos, o LuK Aftermarket Service também está comercializando produtos não-faturados pelo Grupo LuK.

 

2002

União do LuK Aftermarket Service e INA no mercado de reposição: A sinergia entre AS e INA é o início da unificação das atividades do Aftermarket Schaeffler em todo o mundo.

 

2003

LuK – Aftermarket Service conquista selo de Qualidade do IQA, atestando que o sistema de distribuição de peças do AS tem qualidade, pontualidade e credibilidade em respeitar e atender às necessidades do cliente e consumidor final.

 

2004

Na Alemanha, o Grupo Schaeffler centraliza as atividades do Aftermarket de suas diferentes marcas (INA, FAG, LuK, HK e Ruville) estabelecendo o Schaeffler Group Automotive Aftermarket, sob responsabilidade mundial do Sr. Siegfried Kronmüller. Com a fusão, funcionários que antes atuavam em três plantas distintas passam a atuar num mesmo escritório, contam com uma estrutura mais ampla e iniciam um processo de integração gradativo.

 

2004

O Grupo Schaeffler do Brasil cria uma nova estratégia de atuação no mercado de reposição, passando a operar em um único Aftermarket automotivo.