Schaeffler Automotive Aftermarket Brasil

 
 
 
 
 
 
De especialistas para especialistas
De especialistas para especialistas

O Portal na Internet para oficinas mecânicas e revendedores de carros

www.repxpert.com

 
CATÁLOGO ONLINE
Catálogo Online

Catálogo atualizado diariamente para sistemas de acionamento LuK, componentes para motores INA e peças para chassis FAG

Catálogo Online

 
Sistema de acionamento

Volantes

 
 
 

Para garantir que o motor funcione com regularidade, uma grande massa giratória - o volante - é montada no virabrequim. Este armazena energia cinética temporariamente e a libera novamente de maneira regular. Uma engrenagem instalada no volante serve para dar partida no motor. Um lado do volante forma a superfície de fricção com o disco de embreagem. No centro do volante está localizado o rolamento piloto para o eixo de transmissão.

Volante bimassa
As vibrações inevitáveis que ocorrem num veículo, especialmente em baixas velocidades, são detectadas principalmente como ruído e zumbido. Já em 1980, a LuK desenvolveu o volante bimassa, uma total inovação tecnológica, para combater tais sintomas. Atualmente, um em cada quatro veículos europeus usam este componente, que a LuK fornece para mais de 20 montadoras automotivas.
O volante bimassa desempenha duas funções. Ele recebe a engrenagem para a partida do motor e amortece todo o sistema de acionamento. O disco giratório é dividido em duas massas que podem ser giradas uma contra a outra em até 120º através de um rolamento. As duas massas desacopladas são conectadas através de um eficiente sistema de amortecimento por mola. Isto não apenas ajuda a evitar ruídos, mas proporciona conforto ao dirigir em baixas velocidades com o objetivo de reduzir o consumo de combustível.

Volante de embreagem com amortecimetno (DFC)
O DFC é uma versão mais desenvolvida do volante bimassa. O disco de embreagem, a placa de pressão da embreagem e os parafusos do virabrequim já estão integrados. Tudo isto combinado resulta num módulo compacto, que facilita significativamente a montagem.