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FEAD – Front End Accessory Drive

Roda livre do alternador RMSE

A função da roda livre do alternador consiste em desacoplar o alternador de irregularidades rotacionais do virabrequim num motor de combustão interna, visto que o alternador apresenta o maior momento de inércia no acionamento por correia de agregados. Desta forma, o alternador é acionado usando apenas os componentes de acelaração da irregularidade rotacional do virabrequim.

Vantagens

As influências positivas sobre o acionamento de agregados por correia resultam em:

  • amortecimento de vibrações da correia
  • redução da carga sobre o acionamento de correia
  • movimento reduzido do tensionador
  • aumento da vida útil da correia
  • menos produção de ruído na correia de acionamento
  • maior velocidade do alternador na faixa de velocidade lenta
  • diminuição de deslizamento da correia e ruído na roda de acionamento do alternador durante a troca de marchas

Função de desacoplamento

A roda livre do alternador desacopla o alternador das irregularidades rotacionais do virabrequim até uma velocidade do motor de aproximadamente 2000 min-1. A função de desacoplamento da unidade de roda livre depende da condição de carga do motor (amplitude da vibração torsional), da inércia e da condição de carga do alternador. Além disso, a roda livre desacopla a inércia do gerador durante reduções significativas da velocidade do motor (troca de marcha).

Design

A roda livre do alternador consiste de uma roda cujo diâmetro externo possui o perfil apropriado para correias multi V, além de uma unidade de roda livre com duplo amortecimento, um anel interno, um anel externo e dois anéis de vedação. Para proteção contra fortes impactos de água e outras contaminações, uma tampa protetora é instalada na parte da frente.

Com o intuito de atender os clientes com soluções econômicas e dentro do prazo, foi criado um conceito modular. A unidade de roda livre e os componentes de vedação são, portanto, peças padronizadas para qualquer aplicação.