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Sistemas de acionamento por correia

Startergenerator com acionamento por correia

A otimização da operação do veículo contribui para a redução do "consumo de combustíveis da frota", da mesma forma como medidas internas no motor. A introdução de um mecanismo automatico de partida/parada representa um passo importante na direção correta.

Dentre o grande número de diferentes abordagens investigadas para resolver o problema e concretizar um mecanismo automático de partida/parada, a versão de acionamento por correia de startergenerators é uma alternativa extremamente interessante em relação a conforto, desempenho e custo. A nova geração de componentes eletrônicos está disponível para o fabricante automotivo em várias classes de potência e a eficiência foi melhorada consideravelmente. O espectro de aplicação se estende desde sistemas simples de baixo custo para sistemas elétricos convencionais de veículos de 14 V, até soluções "high end" para os futuros sistemas de 42 V. Começando por uma simples "versão partida/parada" e estendendo-se até o sistema de alta performance com funcionalidade expandida, é possível obter uma variedade de diferentes soluções personalizadas para cada cliente. A integração de uma função "boost", aliada à possibilidade de freio regenerativo, oferce potencial de economia adicional. Com isso, o acesso econômico e eficiente na hibridação de veículos na indústria automotiva já está muito mais próximo.

A motivação para a introdução da funcionalidade parada/partida é, afinal, o objetivo de atingir os limites de emissão definidos para 2008. Devido à relação direta entre a emissão de CO2 e o consumo de combustível, o limite alvo de 140 g/km também pode ser expresso como consumo médio. Matematicamente isto significa que, para 2008, o consumo médio exigido para veículos com motor a gasolina será de aproximadamente 5,7 l/100 km, enquanto os veículos a diesel poderão consumir aproximadamente 5,1 l/100 km. Comparado com os números de consumo de 2002, cuja média foi de ~7 l/100km, isto significa uma necessidade de economia entre 20% e 25%. Esta meta representa um grande desafio para todo o setor automotivo, afetando igualmente as montadoras automotivas quando seus subfornecedores.

 
Figura: Desenvolvimento do consumo médio de combustível (fonte: VDA)
 

A introdução de uma função partida/parada oferece, como função de um ciclo de marcha selecionado, um potencial de economia adicional entre 5% e 10%. Desta forma, o startergenerator no acionamento por correia constitui uma contribuição considerável para a implementação bem sucedida das metas de 2008.

 

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