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Sistemas de acionamento por corrente

Acionamento primário

 

O uso de correntes para acionar eixos de comando de válvulas em motores de combustão interna tem uma longa história. Mesmo assim, correntes de comando são usadas cada vez mais nos motores modernos. O motivo é que os acionamentos por correntes de comando se adaptam extremamente bem às exigências atuais e futuras.

Acionamentos por correntes de comando são caracterizados por:

  • dimensões construtivas reduzidas
  • isenção de manutenção (sem intervalo de troca)
  • transmissão confiável de grandes torques
  • grande adaptabilidade de sua geometria ao espaço especificado

Dependendo da aplicação, são usadas correntes de diferentes passos e tipos. Os elementos tensores de correntes, que geralmente possuem amortecimento hidráulico, garantem que a corrente se movimente de forma suave e controlada, apesar da rotação irregular do virabrequim e momentos alternados de acionamento do eixo de comando de válvulas. As tolerâncias no motor e as alterações geométricas devido às influências térmicas são compensadas por tensionadores, assim como também o desgaste da corrente e o alongamento elástico devido às elevadas cargas dinâmicas. As correntes se movimentam no lado frouxo através de trilhos tensores e de guia, que devem ser adaptados às exigências durante a fase de desenvolvimento através da seleção de material e geometria adequados. Rodas dentadas de tamanhos e designs diferentes garantem a relação correta e, se necessário, uma mudança da direção de rotação.